A VOZ DO SILÊNCIO E DA SOLIDÃO IMENSA..


A pessoa que sou é única, limitada a um nascer e a um morrer, presente a si mesma e que só à sua face é verdadeira, é autêntica, decide em verdade a autenticidade de tudo quanto realizar. Assim a sua solidão, que persiste sempre talvez como pano de fundo em toda a comunicação, em toda a comunhão, não é 'isolamento'. Porque o isolamento implica um corte com os outros; a solidão implica apenas que toda a voz que a exprima não é puramente uma voz da rua, mas uma voz que ressoa no silêncio final, uma voz que fala do mais fundo de si, que está certa entre os homens como em face do homem só. O isolamento corta com os homens: a solidão não corta com o homem. A voz da solidão difere da voz fácil da fraternidade fácil em ser mais profunda e em estar prevenida.

Vergílio Ferreira

515

515
A Distinção Tem um Código...

Zeca Afonso-Traz Outro Amigo Também

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AS EVIDÊNCIAS: O PARADIGMA DA FELICIDADE PEDAGÓGICA ETERNA - BREVES CONSIDERANDOS





O que são as evidências? Segundo Zaratrusta as evidências eram postulados dogmáticos que expressavam a forma como o homem tentou explicar o facto de ele próprio não saber o porquê de ser evidente que a sua existência seria perene e obsoleta.
Ora já Epanimondas tinha um ponto de vista diferente ; segundo este filósofo ortodoxo as evidências não eram mais do  que sombras projectadas na nossa cabeça e que nos faziam reflectir sobre o devir e a inconstância da vida.
Todas estas concepções sobre as evidências levam-nos a crer que as mesmas não passam de projecções imaginárias da nossa psique cuja finalidade é atormentar-nos e fazer-nos questionar sobre o que realmente é essência da vida: uma não evidência ela própria.E é essa dicotomia dilacerante que faz com que as evidências sejam sem a menor dúvida uma das causas da esquizofrenia docente actual.

Jornalista: Abéculan Evian Viden Folieport ( autor do livro As Evidências e a Procrasnitação Esquizoifrénica)

Sem comentários:

Enviar um comentário